Saiba tudo sobre a nanotecnologia na engenharia

A nanotecnologia vem trazendo grande impacto em diversos setores e ignorar as novas ferramentas e não as aplicar de forma eficiente, pode ser a chave para o fracasso de sua empresa.
Entre as inovações tecnológicas a aplicação da nanotecnologia na engenharia é uma das mais importantes e indispensáveis. Isso porque ela é capaz de criar objetos de qualidade bem superior aos que existem no mercado, a partir da organização de átomos e moléculas de forma desejada.
A nanotecnologia na engenharia traz inovações no desenvolvimento de materiais mais resistentes, mais seguros e de baixo custo de produção.
(Para saber mais sobre tecnologia na engenharia, clique aqui).
Apesar de tantos benefícios, essa tecnologia ainda causa muitas dúvidas, por isso, elaboramos esse artigo para esclarecer como a nanotecnologia está auxiliando a engenharia civil e suas principais características.

O que é nanotecnologia?

A nanotecnologia pode ser descrita como um conjunto de estudos e práticas criado para a manipulação da matéria em seu estado atômico. Surgida em 1970 na Universidade de Tóquio, ela pode ser entendida como uma técnica que permite manipular, processar e fabricar dispositivos com materiais na escala nanométrica e sistemas complexos.

Embora se tenha falado em nanotecnologia em 1970, as pesquisas nessa área só começaram na década de 1980, quando foi desenvolvido o microscópio eletrônico de varredura, que é muito mais poderoso que os microscópios ópticos.
Na prática podemos falar que esses elementos estão na escala do bilionésimo do metro, ou seja, o tamanho de um nanômetro é um bilhão de vezes menor que um metro.
Nos dias de hoje, a ciência tem avançado muito no que diz respeito a implementação de nanomateriais e soluções, por isso estão sendo utilizados em vários campos como medicina, materiais compostos e eletrônicos, perfumaria e engenharia civil.
Atualmente mais de 12 mil empresas de 53 países, já trabalham com a nanotecnologia em seus produtos. No contexto mundial, os EUA é o líder em pesquisas para a aplicação dessa tecnologia, mas no Brasil já existem investimentos públicos e privados que ajudam a desenvolver pesquisas sobre o assunto.

Como é aplicada

Por meio da nanotecnologia, engenheiros e cientistas são capazes de criar materiais ainda mais úteis, além de desenvolver produtos de melhor qualidade, fazer peças e ferramentas mais duráveis e eficientes.

Por terem muitas aplicações, os nanomateriais estão sendo estudados em uma ampla variedade de campos da engenharia. Eles possuem uma superfície espessa e densa ou são muito reativos, principalmente se comparados a elementos maiores e mais pesados.
Outro exemplo é a criação de vidros autolimpantes, que mantêm a superfície sempre limpa, independentemente das condições climáticas como chuva e radiação ultravioleta.

Uso da nanotecnologia nas construções

A indústria da construção civil foi uma das primeiras a identificar a nanotecnologia como uma tecnologia promissora. Pesquisas realizadas nos anos de 1990 no Reino Unido, mostraram a importância da nanotecnologia e o concreto foi identificado como um dos 40 principais setores industriais que provavelmente seriam influenciados pela nanotecnologia.
Na indústria da construção civil, os nanomateriais podem ser aplicados para aumentar a resistência e durabilidade dos produtos com base no cimento, além de melhorar o desempenho dos isolamentos térmicos, produzir revestimentos com capacidade de autolimpeza, autorregeneração e mudanças de cor.

Aplicações da nanotecnologia na engenharia
A nanotecnologia está sendo usada para processos de projetos e construção em muitas áreas, uma vez que esses produtos gerados trazem características únicas e eficientes. Eles podem ser usados tanto para elaboração de produtos de melhor qualidade, quanto para a fabricação de peças e ferramentas mais resistentes e eficazes.
É importante ressaltar que esses materiais possuem uma superfície espessa e condensada, os tornando altamente reativos, principalmente quando comparados a itens de tamanho mais elevado.
A elaboração destes nanomateriais podem ser feitas de duas formas:

  •  De baixo para cima (Bottom-up) – consiste na elaboração do novo material em escala atômica. Modifica e agrupa átomos e moléculas em estruturas que atendam o projeto.
  • De cima para baixo (Top-down) – sua implementação consiste na divisão de uma peça maior em pequenas partículas de escala nano. Essa metodologia tende a causar imperfeições nas partículas geradas, podendo reduzir o seu desempenho.

Conheça algumas aplicações da nanotecnologia na engenharia:

1 – Nanotubos de carbono – são tubos ocos, feitos de alótropos de carbono de estrutura cilíndrica. Suas principais características são a força superior ao aço, armazenamento de hidrogênio e maior flexibilidade.  Quando aplicados ao cimento, proporcionam um concreto mais resistente e viabilizam obras maiores e mais complexas, além de ajudar a manter a resistência às tensões exercidas pelos materiais utilizados na construção.

Os nanotubos de carbono podem diminuir a quantidade de metais utilizados nas grandes indústrias, por serem mais leves e resistentes e ter a opção de reutilização. Isso irá gerar uma economia no final do projeto.

Além da construção civil, os nanotubos podem ser utilizados na construção de fuselagem de aviões, carros, foguetes e ônibus espaciais da NASA. Se adicionados a tecidos, podem se tornar indestrutíveis e ser mais eficiente que o polímero kevlar usado nos coletes à prova de bala.

2 – Vidros anti fogo – os vidros resistentes ao fogo são capazes de cessar o curso das chamas. Eles podem ser utilizados em diversos locais como divisória de escritórios, saídas de emergências, cobertura e laterais de túneis, além de fachadas de edifícios. Existem dois tipos de vidros antifogo no mercado: o antichamas e o corta-fogo.

3 – Argamassa polimérica – como base no cimento, essa argamassa é produzida industrialmente com alguns aditivos específicos, como minerais e polímeros. A junção desses dois elementos faz com que a argamassa se torne impermeabilizante e com maior aplicabilidade que a convencional.

4 – Solventes biodegradáveis – ele é basicamente desenvolvido para limpeza pesada, voltados para diversos produtos, principalmente os utilizados na construção civil, como por exemplo, para remoção de óleos e graxas.

5 – Revestimento nanocerâmico – as esquadrias com esse tipo de revestimento, trazem uma camada de nanocerâmica e proporcionam maior aderência para as tintas de acabamento e proteção para as superfícies metálicas contra corrosão. Isento de materiais pesados e fósforos, esses revestimentos não contém componentes orgânicos voláteis e utilizam menos água em todo o processo. Isso gera resíduos não tóxicos e necessidade de pouco tratamentos no seu descarte.

A nanotecnologia na engenharia e a sustentabilidade
Somos uma empresa preocupada com a sustentabilidade e estamos atentos com os impactos que a utilização da nanotecnologia pode trazer.

Todos os aditivos desenvolvidos com a nanotecnologia que falamos até agora atuam no aumento da resistência e durabilidade, além de englobar aspectos sustentáveis, que são de extrema importância para os dias atuais e para o futuro.
Com tudo isso, surge uma grande preocupação que corresponde à necessidade de se prever os possíveis efeitos da utilização dos nanomateriais sobre a saúde humana e o meio ambiente.

Estudos sobre a sustentabilidade estão sendo feitos a todo momento. Um exemplo positivo da nanotecnologia na engenharia e a sustentabilidade pode ser vista na produção do cimento, onde os aditivos nanotecnológicos reduzem consideravelmente a emissão de gases e o consumo de água.

É o momento de estudar e descobrir soluções diferenciadas para a utilização da nanotecnologia na engenharia. Estamos cientes que os impactos no nosso mercado são extremamente positivos e que representam um imenso potencial para qualificação e agilidade do nosso trabalho. Por isso, é importante estarmos atualizados e prontos para atuar juntamente com a tecnologia ao nosso favor.

Gostou do artigo de hoje? Então acompanhe o blog para mais conteúdos como este. 

E não esqueça de contratar uma construtora especializada como a Sólida Engenharia e Construção para realizar a reforma ou obra do seu espaço.

 

Veja também: 

Saiba a importância da tecnologia na engenharia

COMPARTILHE